sábado, 5 de janeiro de 2008

Análises para o ano de 2008

Cruzeiro - Vendeu o péssimo alecsandro e fez um caixa mas ainda não trouxe ninguém que prestasse. Dos times brasileiros na Libertadores é disparado o pior.

Atlético-MG - É o ano do centenário do clube, mas tirando algumas tentativas internacionais com os argentinos Gallardo e Ortega o time não está lá essas coisas. Briga pelo campeonato mineiro e com sorte a copa do brasil, mas seria um paulista/santo andré da vida.

Corinthians - Fechou uma bela parceria de patrocínio e está contratando muito bem para disputar a copa do brasil e o paulistão. Tem boas chances de se redimir e voltar à Série A para o ano que vem.

Palmeiras - Time sofrível, tem o craque Valdívia, o seguro Diego Cavalieri e um monte de roda presa. Onde estão os 40 mihões em investimentos da Traffic?
Diferente do que a imprensa paulista pensa, o Luxemburgo não faz milagre, apesar de ser muito competente. O Palmeiras tem tudo para não sair da fila de títulos esse ano.

Santos - É Peixe, o dinheiro dos meninos da vila está acabando, o time não tem um elenco de qualidade e muitos jogadores com contratos e empréstimos terminando. Pra piorar tem o estressadinho do Leão, que é um bom treinador mas que perdeu o fio há alguns anos e todo time que pega só consegue fazer polêmica e mais polêmica. Precisa de jogadores melhores para pensar em algo na Libertadores.

São Paulo - Vendeu bem o Breno e trouxe o Adriano, tem tudo para manter a hegemonia no futebol brasileiro, mas não vai ter vida tão fácil como em 2007 teve no Brasileirão.

Internacional - Manteve a base, trouxe o bom lateral direito Bustos do rival Grêmio e tem em Nilmar uma coisa que falta no futebol sul-americano: o Extra-classe. Luta por vaga na libertadores na brasileirão e pela Copa do Brasil mas para pensar em brasileirão precisa de mais algumas peças, especialmente no meio-campo e no gol.

Grêmio - Segue na linha bom e barato, mas tem ousado mais nas contratações. O Grêmio sem o Mano ainda é uma incógnita, treinadores que ficam por muito em um clube normalmente causam aquela "ressaca" no elenco e novos treinadores trazem à vida nomes esquecidos nos bancos de reservas. Está na mesma situação do Inter.

Botafogo
- A chama apagou no segundo semestre de 2007, o time que tinha um futebol vistoso e buscou diversos resultados na raça sucumbiu as polêmicas de doping, negociações de jogadores e pela falta de elenco. O botafogo 07 tinha um time titular capaz de vencer qualquer rival Latino-Americano, mas um banco sofrível. O time de 08 não foge disso, bons nomes foram trazidos, um time inteiro e ainda vem mais um goleiro, posição problemática para o clube.

Fluminense - Os caras são malucos, tinham 6 meses para se preparar para a Libertadores dinheiro não era o problema e até agora eles trouxeram 4 caras: 3 centro-avantes bons (Dodô, Leandro Amaral e Washington) e 1 lateral-esquerdo extremante instável ( G. Nery). É inacreditável que um time que poderia gastar 9 milhões para contratar um atacante não gastou nada. Os associados da Unimed agradecem.
De qualquer forma o Fluminense é um time de respeito, com uma defesa sólida, bons volantes e laterais e ainda por cima tem agora corrigida sua principal deficiência que era a falta de um goleador.

Flamengo - Parece que o Flamengo resolveu voltar a ser grande, com uma arrancada fenomenal e um recorde de público no brasileirão de pontos corridos o time resurgiu com uma grande aposta, contratou de forma pesada e para pagar isso se garantiu na torcida (dizem que vão ganhar 4 milhões por jogo na libertadores, vamos ver...).
Tem um time bastante defensivo e com peças boas, Jônatas, Gavilan, Kleberson, Ibson e renato augusto devem fazer o meio campo, isso mesmo com 4 volantes e para o ataque ainda sonham como o Ronaldo (que se vier e jogar 50% do que sabe torna o time osso duro de roer). Seu maior problema é no ataque, não tem bons criadores de jogadas e dependem muito dos laterais e Ronaldo no momento é uma aposta.

Vasco da Gama - Não se pode dizer que o time contratou mal, contratou dentro da capacidade do clube e perdeu 2 excelentes jogadores (Conca e Leandro Amaral). Para o meio campo chegou o Batalhador Jonílson, para o ataque O Chileno Villanueva e talvez Alex dias. É mais um time que vai precisar de muita sorte mesmo para sair da fila de títulos em 2008.

Outros times - Figueira, Goiás, Náutico e Portuguesa estão contratando jogadores de segundo escalão mas estão contratando bem. Ipatinga vai se garantir nos jogadores de empresário a custos baixos, Sport com a grana dos clubes dos 13 e com apoio dos sócios tentaria se sair melhor esse ano, mas até agora "de peso" só o Sandro Goiano. Os Clubes do Paraná estão em baixa e longe do que foram no inicio da década, talvez a volta de um Atletiba à primeira divisão nacional reacenda o ânimo dos Paranaenses. O Vitória segue em posição indefinida e na minha opinião corre sério risco de ter abreviada sua permanência na Série A.

Nenhum comentário: